Seguindo o esforço de reflexão sobre o ciclo de migração que surge nas últimas décadas entre os países do Hemisfério Sul, o projeto Novas Diásporas propõe para a sua nova edição em 2017 um olhar aprofundado em relação ao Senegal.

A imigração senegalesa no Brasil é recente. Apesar de o Senegal não ter conflitos internos como vários países do continente africano, ainda é um dos países mais pobres do mundo (sendo um dos 25 países com o pior IDH), o que motiva os senegaleses a saírem de seu país em busca de vida melhor. O Brasil se tornou atraente para este povo a partir dos anos 2000, quando o país sul-americano começou a ter mais projeção no exterior. Os senegaleses representam hoje o segundo maior grupo com pedidos de refúgio no Brasil, atrás apenas dos haitianos.

O projeto Novas Diásporas: episódio Senegal prevê a realização de viagem de pesquisa a Dakar pelo artista Daniel Lima (Frente 3 de Fevereiro) e pela produtora Raquel Borges, além de uma oficina de vídeo com um grupo de senegaleses. Como resultado do processo de pesquisa, será realizado um evento aberto no dia 10 de junho, a partir das 16h, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros), com música, gastronomia do país, apresentações audiovisuais e performances. Tanto as apresentações como os debates contam com a participação dos protagonistas da migração.

Realizado pelo Goethe-Institut, o Novas Diásporas teve o seu primeiro episódio sobre o Haiti, realizado em junho de 2016, com a Invisíveis Produções e apoio da Fundação Heinrich Böll. O projeto integra a programação do projeto Episódios do Sul, que pensa outros modos de ver a arte, ciência e cultura sob pontos de vistas não eurocêntricos.

Local: Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros, São Paulo)

Realização: Goethe-Institut | Cooperação: Invisíveis Produções

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s