O Oscar de melhor filme estrangeiro foi para “O Apartamento”, dirigido por Asghar Farhadi (“A Separação”), co-estrelado por Shahab Hosseini (“Procurando Elly”) e Babak Karimi (“O Passado”), todos nascidos no Irã.

O Irã é um dos 7 países de maioria muçulmana que tem sua população proibida de entrar nos Estados Unidos desde que Donald Trump tomou posse.

Como forma de protesto e indignação, a equipe do premiado filme se recusou a estar presente na cerimônia do Oscar e ainda enviou um discurso apelando pelo fim dos muros e pelo direito a migrar como um direito humano.

“Dividir o mundo entre nós e os nossos inimigoscria o medo, é uma justificativa desonesta para agressões e guerra. (…) Cineastas podem usar suas câmeras para capturar qualidades humanas e quebrar esteriótipos sobre países e religiões (…)”, diz o discurso.

O apelo se junta a tantas outras vozes do cinema, da academia e da multidão nas ruas que condenam as políticas ultra-reacionárias de Trump.

Antes mesmo da premiação, o tweet de Alidoosti, estrela do filme ganhador e que já foi apontada como uma das melhores atrizes de sua geração, repercutiu internacionalmente nas redes sociais e na imprensa ao afirmar que boicotaria o Oscar como forma de protesto.

A estrela iraniana escreveu no Twitter : “A proibição de vistos de Trump para iranianos é racista. Se essa atitude inclui eventos culturais ou não, não importa, porque eu não vou participar do #AcademyAwards 2017 em protesto.”

No último dia 28 de fevereiro, o Departamento de Segurança Interna dos EUA revelou seu plano de caça às bruxas com intensa colaboração militar que vem sendo associado cada vez mais com práticas nazistas, nacionalistas e de supremacia branca.

Dentre as novas medidas anti-imigração anunciadas está a criação de um departamento de proteção das vítimas de imigrantes, em uma clara tentativa de relacionar a imagem de imigrantes com criminosos perigosos para a sociedade. A repaginação do discurso recém apresentado com forte apelo populista tem sido associado a práticas da Alemanha nazista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s