Em 1o de fevereiro de 2017, o Blog Somos Migrantes acompanhou a Assembleia Geral da União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH) que reuniu membros e apoiadores na sede da CSP-Conlutas.

USIH.JPG

Fundada em 11 de setembro de 2014, a USIH organizou Assembleia Geral Extraordinária para apresentar a sua história e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos próprios haitianos no sentido de colaborar para minimizar os problemas enfrentados pelos haitianos que buscam recomeçar a vida no Brasil.

Fedo Bacourt – militante da causa dos imigrantes e atual coordenador da USIH -, enfatizou o comprometimento da USIH no enfrentamento de problemas relacionados ao trabalho, discriminação, falta de documentos, e o genocídio que sofre os negros no Brasil.

Fedo relembrou que foi uma batalha para fundar a USIH. Segundo ele, na primeira reunião em 2014 havia mais de 200 pessoas e ao longo do tempo sobraram poucos companheiros realmente dispostos a tocar a luta. Apesar das dificuldades, Fedo mostrou que o resultado de mais de 2 anos de atuação da USIH evidenciam a importância da mobilização para garantir os direitos dos imigrantes.

Veja nesse link notícia sobre reivindicações dos haitianos entregues ao Governo brasileiro em 2015.

Laurie Jeanty – militante da causa dos imigrantes e atual tesoureira da USIH  – mencionou que além do acompanhamento social e jurídico, a USIH oferece formação profissionalizante, assim como cursos de idioma (português e outros).

Segundo Laurie, a proposta da USIH é estabelecer uma integração fundamentada na promoção de uma vida digna para todos os imigrantes haitianos em colaboração com a sociedade, movimentos e organizações sociais e governo brasileiro.

Dentre os diversos eventos e reuniões de trabalho que a USIH organizou em 2016, destaca-se a roda de conversa Haiti e Brasil: O Que Temos em Comum?; a participação da USIH no COMTRAE (Comissão Municipal Contra o Trabalho Escravo); atividades culturais para arrecadar verba para a reforma da sede da USIH, um deles realizado na Vila Itororó.  Também organizou eventos no Fórum Social Mundial das Migrações para divulgar a campanha permanente pela imediata retirada das tropas da ONU lideradas pelo Brasil no Haiti – contra a Minustah.

festa-usih-cortada
Evento cultural da USIH organizado com apoio do GAIR (Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados da faculdade de Direito da USP)

PLANOS PARA O FUTURO

Para a gestão seguinte, a USIH afirmou em Assembleia que promoverá e dará continuidade às seguintes ações:

  • encaminhamento social e jurídico;
  • articulação sobre temas ligados à migração e direitos humanos;
  • acompanhamento do tratamento aos/as trabalhadores/as haitianos/as em seus locais de trabalho;
  • recebebimento e encaminhamento de denúncias trabalhistas;
  • organização dos imigrantes haitianos sem distinção, a  fim de conquistar assistência social, direito ao trabalho, educação, saúde e moradia;
  • promoção de encontros e seminários para esclarecer os direitos dos trabalhadores e a   integração desse grupo na sociedade brasileira;
  • promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de todos os valores universais.

Também pretendem oferecer curso de línguas – a princípio português e inglês, além de aulas de fotografia a partir de março. Acompanhe as atividades da USIH e próximos eventos pelo site http://usihaitianos.org/ e pelo Facebook https://www.facebook.com/USIHAITIANOS.ORG/

A sede da USIH fica na Vila dos Estudantes, 34, no Bairro do Glicério.

O espaço necessita de reforma para voltar a funcionar. A USIH convoca a todos e todas para contribuir com a vaquinha. Acesse a campanha aqui https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reforma-da-sede-da-usih

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s