Mundialmente no dia 18 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Imigrante.
Nesse ano de 2016, o dia será marcado, sem dúvidas, pela agudização da crise migratória mundial e pela destruição do povo sírio na cidade de Aleppo que agoniza enquanto as autoridades internacionais seguem observando sem intervir nas atrocidades cometidas pelo ditador Assad contra famílias inteiras, mulheres e crianças.
Em São Paulo, está sendo organizado um protesto para prestar solidariedade ao povo sírio e pedir que o Brasil abra as suas fronteiras. A concentração será no domingo às 11h na Praça Oswaldo Cruz (próximo ao metrô Paraíso). Mais informações pelo link –  https://www.facebook.com/events/185206488610829/
Confira a seguir outros eventos programados para sábado e domingo na cidade de São Paulo.
Programação para sábado, 17/12:
Neste sábado (17/12), haverá uma programação especial de cinema no 4º Festival de Direitos Humanos e Cidadania:

Cine Direitos Humanos apresenta a mostra “Imigrantes e Refugiados na Cidade de São Paulo” no Espaço de Cinema Itaú – Shopping Frei Caneca
Contaremos com a exibição de curta-metragens abordando temas como produção cultural e artística de imigrantes e refugiados em São Paulo, xenofobia, discriminação, luta social e o direito a migrar. E, após os filmes, o publico poderá bater um papo com parte das equipes de produção e alguns dxs protagonistas dos curtas.

Programação (11h às 13h):
Curta: GALERIA PRESIDENTE
Sinopse: Galeria Prudente é o local de trabalho, o espaço de convivência e a resistência da cultura de imigrantes africanos que residem na cidade de São Paulo.
Duração: 19 min.
Direção: Amanda Gutiérrez Gomes

O Visto Permanente, acervo audiovisual de expressões artísticas e agentes culturais imigrantes de São Paulo, exibirá alguns curtas:
– Shambuyi Wetu:
Performer e artista plástico de Kinshasa, R. D. do Congo, e trabalha de forma contundente sobre temas da contemporaneidade de África e da negritude.
– Emilia e Benjamin:
São do norte da Argentina e começaram a dançar tango em Tucumán. De lá migraram para Buenos Aires com o objetivo de aprender e trabalhar exclusivamente com tango.
– Yannick Delass
É natural da R.D. do Congo, mas tem também nacionalidade são tomense. Entre Congo, Gabão, São Tomé e Brasil, Yannick desenhou o seu percurso como músico, participando em variados projetos, mas sempre procurando um registro autoral.
– Don Alberto:
Fotografa a comunidade boliviana de São Paulo há cerca de 40 anos. Ao vender as fotos na Praça Kantuta a preços baixos, o fotografo socializa a memória dos povos bolivianos de São Paulo e vai distribuindo por cada canto pedaços de si.
– Salam
É sírio mas nasceu no campo de refugiados palestinos de Yarmouk, e ainda espera voltar à terra dos seus pais. Na Ocupação Leila Khaled da Liberdade, onde mora, Salam se organiza com outros sirio-palestinos para lutar pelo direito ao retorno à Palestina e pelo direito ao teto.
– Vídeos da Oficina Popular de Audiovisual Imigrante:
Direção, roteiro e realização coletiva de: Oficina Popular de Audiovisual Imigrante (Clarisse Mujinga, Emilia Andrada, Salam Alsayyed, Kevin Matheus, Zaida Cueto, Corina Deve, Demis Sánchez, Ake Marc Albert Adje, Hamidou Ouédraogo, Nicolas dos Santos, Anais Gonzalez, Benjamin Galian, Shambuyi Weto, Jobana Moya, Junior Bamba, Arthuro Alves, Cristina de Branco, Miguel Dores, Lara Bione)

VENHAM CURTIR ESSA PROGRAMAÇÃO MARAVILHOSA!
Sessão Gratuita
O ingresso deve ser retirado na bilheteria com 1 (uma) hora de antecedência.

 

Fonte: https://www.facebook.com/events/1479235595427508/

——————————

Programação para domingo, 18/12:

Neste final de semana, o núcleo Educativo do MI promove a atividade “Poesia no Concreto”.

Após visitar a exposição “Direitos migrantes: nenhum a menos”, os participantes são convidados a confeccionar produções a partir de intervenções em fragmentos de jornais. As obras finalizadas são coladas como lambe-lambe na área externa do museu.

A atividade acontece sábado e domingo, às 15h.
#museudaimigracao #MI #poesia #concreta #educativo

Fonte: https://www.facebook.com/MuseudaImigracao

—————————

Ocupar o espaço público com muito futebol de rua, brincadeiras, sarau, cinema e também dicas de saúde. Esse é o objetivo do “Que Bom Retiro – 1º Festival de Rua do Bom Retiro”, que acontece no bairro central de São Paulo, no dia 18 de dezembro (domingo), na Rua General Flores, das 11h às 21h.

Mobilizado pela Rede Social Luz-Bom Retiro, que integra mais de 20 organizações – entre elas serviços sociais, organizações e equipamentos culturais públicos e privados, coletivos migrantes e urbanísticos – a ação celebra o Dia Internacional do Imigrante, no intuito de reconhecer e valorizar as múltiplas expressões culturais presentes na região central de São Paulo, historicamente conhecida por seus fluxos migratórios.

Serão mais de dez horas de programação, com atividades que buscam promover o direito à cidade por meio da ocupação das ruas.

Programação completa

11h às 14h – Atividades esportivas ( Sesc Bom Retiro)
11h às 14h – Oficina Tecendo o Amanhã (Coletivo meiofio)
12h às 17h – Sensibilização de combate à dengue, exposição de ciclos de vida da dengue + educação ambiental (PAVS Bom Retiro + INOVA)
13h às 14h – Coral de Idosos da Morada São João
13h às 16h – Museu de Portas Abertas (Museu de Saúde Pública Emílio Ribas – Instituto Butantan)
14h – Cinema no Museu (Museu de Saúde Pública Emílio Ribas – Instituto Butantan)
14h – Contação de Histórias + Troca de Livros + Sarau+ Roda de conversa (Coletivo Ecos Latinos + Sí, Yo Puedo + Museu de Saúde)
14h às 17h – Brincadeiras de Rua (Coletivo Não só o Gato)
14h às 17h – Oficinas de Artesanato (Sasf Bom Retiro)
14h às 18h – Barraca de Economia Solidária (Caps Prates)
14h às 15h – 1ª Aula de Zumba ( Nasf/UBS Bom Retiro)
16h às 17h – 2ª Aula de Zumba (Nasf/UBS Bom Retiro)
15h – Colagem de lambes (Coletivo Feminicidade)
15h às 17h – Cantinho da Árvore de Histórias (Espaço Fazedoria + Acupuntura Urbana + Museu da Saúde)
16h às 17h30 – Oficina de Audiovisual Identidade e Território da Câmera (Coletivo Audiovisual Itinerante [CAI])
18h30 – Projeção Fotográfica sobre o Bom Retiro (Ed Viggiani)
19h às 21h: CINE CRIAR – Mostra Latino Americana de curtas (Coletivo Audiovisual Itinerante [CAI] + Instituto CRIAR de TV, Cinema e Novas Mídias)

Durante o evento:
Oficina de mobiliário urbano (Coletivo A Cidade precisa de você) + Graffitti ( Waldir Grisolia)

Fonte: https://www.facebook.com/events/226017647842119/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s