livro-japoneses

CONVITE

No dia 10 de novembro, em São Paulo, Mirtes Tieko Shiraishi e Joaquim Shiraishi Neto autografam o livro “Código Amarelo – Dispositivos classificatórios e discriminatórios de imigrantes japoneses no Brasil” pela editora EDUFMA. O lançamento acontecerá no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil às 19h. No evento, um painel será realizado com os autores e pesquisadores convidados.

Ao longo dos tempos, o Estado brasileiro editou um conjunto de dispositivos legais objetivando disciplinar a seleção social de imigrantes no Brasil, sobretudo os de origem japonesa. As pretensas teorias científicas, que embasaram a edição dos referidos dispositivos, defendiam a inferioridade cultural dos japoneses e implicavam na sua dificuldade de assimilação à sociedade nacional.

A coletânea de textos normativos organizada pelos autores desvela a discriminação do estrangeiro resultante da atuação seletiva da política migratória do Estado brasileiro, caracterizado por uma visão notadamente discriminatória e racista, legitimadora do cerceamento dos direitos fundamentais dos imigrantes no país. É leitura recomendada a historiadores, juristas, cientistas sociais, gestores públicos, ativistas de direitos humanos e a todos que se interessam pela história dos japoneses no Brasil.

Código Amarelo – Dispositivos classificatórios e discriminatórios de imigrantes  japoneses no Brasil, editora EDUFMA. 

Data: 10 de novembro de 2016, das 19h às 21h30
Local: Rua São Joaquim, 381 – 9º andar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s